Curso de Design, Lição 2 – Encontre seu estilo

Curso de Design, Lição 2 – Encontre seu estilo

No inicio da carreira, últimos meses de faculdade ou primeiros anos em uma empresa, e normal que você tente vários caminhos e se deixe levar por aquelas peças que mais te impressionam. Experimentar diferentes técnicas é importante e faz parte do processo de aprendizado e de criação.

Porém, com o tempo, é preciso encontrar a sua especialidade ou um estilo próprio. O seu estilo é aquele em que você se sente mais à vontade e no qual seu trabalho flui com maior naturalidade. Nem sempre é fácil, e ele não aparece de uma hora para outra. São necessários estudo e experiência para amadurecer e aperfeiçoar seu estilo. A chave para acelerar esse processo é sempre manter um olhar critico sobre seus trabalhos. Em retrospectiva, quais ficaram melhores? Em quais deles você teve mais dificuldade e o resultado não foi tão bom? Quais tiveram uma melhor repercussão? Por que?

Identifique seus pontos fortes e busque dar foco a eles. Identifique aquelas áreas que não são a sua praia e não passe a vida tentando ser aquilo que você não é.

Algumas pessoas são incríveis ao trabalhar com tipografia, outras ilustram muito bem; há profissionais que dominam usabilidade e constroem experiências perfeitas de navegação, outros manipulam imagens e criam maravilhas no Photoshop. Sem falar naqueles que criam animações e filmes 3D absurdos. São habilidades espetaculares e super valorizadas, mas você não precisa fazer tudo isso ao mesmo tempo. Ninguém faz.

Muitas vezes, amigos e pessoas que visitam o Top Rated me perguntam sobre que curso de Design devem fazer ou qual a melhor faculdade de design na minha opinião. Nem sempre tenho uma resposta para essas perguntas e por isso comecei a pesquisar sobre o assunto e perguntar para colegas qual o melhor curso de Design na opinião deles. Conversando sobre o assunto percebi que existem grandes cursos por aí, com ótimos professores e conteúdo. Porém, percebi também que existem algumas coisas, alguns macetes, que só se aprende na prática, no dia-a-dia. Por isso criei esta série de posts, com a qual espero ajudar aqueles que estão começando estudar ou já estão estudando Design.

Você gostou deste post?






  • Diego

    Amigo, depois de muitos anos pensando e confuso acho que finalmente descobri o que eu quero, que é o Design Gráfico. Moro em uma pequena cidade do interior de SP e cursos por aqui está fora de questão, ir para cidade ‘x’ também está (por enquanto). Poderia me indicar algum curso online? (Pode ser pago). Obrigado